terça-feira, 22 de março de 2011

Bem-vindos ao Grupo de Estudos de Vigotski!

Objetivo: realizar estudos de aprofundamento na obra de Lev Semenovich Vigotski, e, por extensão, acerca de temas em psicologia histórico-cultural.
Público-alvo: professores e alunos (graduação e pós-graduação) da FE-UFG e outras instituições.
As reuniões, a princípio, serão às quintas-feiras, a partir do dia 31/03/2011.
Horário: 9h30. Gratuito.
Sala 251 (sujeita a alterações)
Pasta com textos: xerox da psicologia (em frente à cantina da Faculdade de Educação), com o título: “Grupo de Estudos de Vigotski”.

Texto inicial para trabalho: “A consciência como um problema de psicologia do comportamento” (“La consciencia como problema de la psicología del comportamiento”). Recomenda-se que os participantes leiam, preferencialmente, a tradução em espanhol.   Sinopse do texto:
“A consciência como um problema de psicologia do comportamento” (1925) tem uma grande importância pela sua crítica da ciência dos reflexos soviética dos anos 1920, nos estudos da consciência humana. É um dos primeiros a colocar em causa o problema da consciência  Este texto é um dos marcos da trajetória crítica do autor com relação à psicologia mecanicista em voga na URSS. “A consciência como um problema de psicologia do comportamento” traz para debate o objeto central  da psicologia vigotskiana - a consciência - e mostra alguns dos limites da psicologia compreendida como ciência dos reflexos condicionados.
Referências
VYGOTSKI, L.S. (1991) La conciencia como problema de la psicología del comportamento. In: Obras escogidas (Vol. 1, pp.39-60). Madrid: Visor Distribuiciones. (Trabalho original publicado em 1925).
VIGOTSKI, L.S. (1996) A consciência como um problema de psicologia do comportamento. In: Teoria e método em psicologia (pp.55-85). São Paulo: Martins Fontes (Texto original de 1925).