Comentadores Brasileiros

1) TOASSA, G. As emoções como objeto interdisciplinar: notas sobre Vigotski e Kagan. 


"Emoção: palavra que atravessa tanto a  linguagem coloquial quanto as teorias científicas e filosóficas, vem se impregnando de acepções nem sempre fundamentadas em pesquisas mais amplas. No confuso contexto das doutrinas científicas do início do século XX, o “Teaching about emotions. Historical-psychological studies” (Utchenie ob Emotsijakh. Istoriko-psikhologicheskoe Issledovanie), de L.S. Vigotski, endossou idéia de Bentley: emoções eram apenas título de um capítulo dos livros de psicologia, muito discutidas e pouco compreendidas. A partir  do texto vigotskiano, expor-se-ão alguns problemas histórico-conceituais que habitam esse campo de estudos interdisciplinares, aqui revisitado por meio do “What is emotion? History, measures and meanings” (2007), de Jerome Kagan. Tal exposição  é norteada por importante objetivo da psicologia histórico-cultural das emoções: sua compreensão como objeto interdisciplinar das ciências biológicas e humanas". 

PALAVRAS-CHAVE: psicologia histórico-cultural, Lev Semenovich Vigotski, Jerome 
Kagan, emoções.  

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2) BARROCO, S. M. S. A educação especial do novo homem soviético e a psicologia de L.S. Vigotski implicações e contribuições para a Psicologia e a Educação atuais. Araraquara, [s.n],2007. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. 

"Esta tese resulta de pesquisa bibliográfica; num exercício histórico-dialético. Objetivo o estudo das críticas e proposições teórico-metodológicas de L. S. Vigotski (1896-1934) à Defectología soviética [Educação Especial] e suas implicações e contribuições à psicologia e educação atuais; numa fase de crise estrutural do capitalismo. Nela; apresento os fundamentos filosóficos da educação regular na Rússia e União Soviética; e a concepção de educabilidade da pessoa com deficiência no plano mundial e na sociedade russa e soviética. Destaco as defesas marxistas para a educação e a sua aplicação entre os soviéticos pela valorização da coletividade; como princípio e norte educativo e como conteúdo curricular sobre a prática da coletivização na cidade e no campo para a superação da sociedade de classes. Considero que os estudos vigotskianos deram corpo a uma nova teoria psicológica para subsidiar uma nova educação; com vistas à formação de um novo homem – com e sem deficiência. Vigotski revela-se revolucionário ao subsidiar uma visão mais integrada da constituição do psiquismo humano; ao defender a possibilidade de humanização; de formação do homem cultural nas pessoas com deficiência. Concluo que a proposta educacional e a teoria psicológica voltada às pessoas com e sem deficiência convergiram para a consolidação da sociedade soviética; e que a formação do homem para a vida coletiva se constituiu em pilar para tanto. Considero necessário à Psicologia e à Educação atuais valorizarem a história e a realidade objetiva para explicarem a constituição e o desenvolvimento cultural das pessoas com e sem deficiências. A luta marxista; leninista e vigotskiana não era pela inclusão de determinados grupos a um curso de vida comum; mas pelo alcance de um estado de maior consciência e liberdade para todos."

Acesse o texto aqui.
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3) Vigotski (1896-1934) – Notas biográficas - Gisele Toassa – Psicologia da Educação II – outubro/2009
                       
"Duas grandes tendências político-culturais se afirmavam no século XIX: a eslavofilia e o ocidentalismo. Conforme Berdiaev (1951) identificavam-se com o ocidentalismo as correntes políticas, filosóficas, artísticas e religiosas (especialmente burguesas e proletárias) que pretendiam uma maior aproximação com o Ocidente, a difusão do ateísmo, a modernização e o fim da monarquia, impregnando-se das obras de Hegel, Schelling e, posteriormente, de Marx. Ainda no século XIX, foram ocidentalistas importantes, por exemplo, Bakunin (o idealizador do anarquismo) e Bielinski (crítico literário de enorme influência). Para Berdiaev (1951, p.183) o marxismo na Rússia, de início, apareceu como uma forma extrema de ocidentalismo."

Acesse o texto aqui.                            




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4) MARTINS, J. B. A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski. Análise Psicológica (2010), 2 (XXVIII): 343-357.

"Este texto se inscreve num projeto mais amplo que tem como perspectiva identificar as unidades de análise que Vigotski1 estabeleceu para estudar o comportamento humano. Como ponto de partida deste projeto, e inscrevendo nosso olhar sobre a obra de Vigotski numa perspectiva histórica, tomamos a obra Psicologia Pedagógica para análise, tendo como perspectiva identificar pistas, indicações do projeto que o autor estabeleceu para a Psicologia" (MARTINS, 2010, p. 343).

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5) Prestes, Z. R. Quando não é mais a mesma coisa - Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil - Repercussões no campo educacional. Brasília, 2010. Tese (doutorado). 

Para situar a produção da tese, Zoia resume: "Tomamos traduções de obras do pensador soviético Lev Semionovitch Vigotski como emblemáticas e, com base na análise de traduções feitas no Brasil, procuramos demonstrar como certos equívocos e descuidos na tradução constituem adulterações de conceitos fundamentais de sua teoria e distorcem seriamente suas idéias. Para a elaboração da tese, procedemos a um amplo levantamento bibliográfico, assim como realizamos um trabalho de cotejamento textual de edições brasileiras e estrangeiras. Foi necessário também o aprofundamento de conceitos apresentados por Vigotski, o que foi feito por meio de pesquisas em fontes russas sobre a trajetória de publicações de alguns de seus textos, de entrevistas com seus familiares e com alguns estudiosos russos da teoria histórico-cultural. Discutimos as opções de alguns tradutores de textos de Vigotski e analisamos a trajetória de algumas de suas obras na União Soviética, na Rússia e no Brasil. Com base no exame detalhado de alguns conceitos basilares de sua teoria, apresentamos e justificamos algumas sugestões alternativas de tradução, bem como procuramos mostrar que algumas adulterações intencionais na tradução de obras de Vigotski escondem-se sob um véu ideológico quase imperceptivel para o leitor." (PRESTES, 2010, p. 11).

Acesso o texto aqui.

DELARI JR., Achilles (2011).Quais são as funções psíquicas superiores?. Mimeo. Umuarama. 6 p.


Texto que lista algumas das funções psíquicas superiores presentes nas obras de Vigotski.


Texto aqui.